Conclusão

( ressalva-se o facto do separador se encontrar, ainda, em construção. Apenas se demonstra o trabalho de uma semana. Até final ano letivo, outros trabalhos se acrescentarão.)

    As boas notícias são pouco comentadas em Portugal. Prefere-se, muitas vezes, falar do que está mal ou, mais grave ainda, aumentar um boato completamente ridículo ou desconcertante. O problema é que esta forma de ser contribui, imenso, para sentimentos de infelicidade ou falta de esperança, regra geral, em pessoas com fraca ou ausente instrução que, naturalmente,não são portadores de uma capacidade analítica para distinguirem a inutilidade  do alimentar, ainda mais, essa realidade.

    E, para já, a finalização desta étapa da 1ª webquest! Porém, em simultâneo, com a imensa satisfação pessoal da formadora nesta "ferramenta" das novas tecnologias fica, sobretudo, a superior satisfação do interessar, do cativar, da constante esperança pelo voltar a renascer que, pouco a pouco, se constata em grande parte dos formandos.

     A integração e interdisciplinaridade de saberes tornou-se, ao longo da semana, uma mais valia para todos.

    A disponibilidade e vontade em aprender, verificou-se bem superior e,sobretudo, a combinação dos diversos recursos resultou de forma muito satisfatória.

   Para terminar, vou ainda acrescentar sucintamente e em quadro para meus formandos melhor o seguirem, como a nossa aprendizagem, as nossas percepções de conteúdos são realizadas de forma diferente às mais conhecidas. Tentei abarcar o máximo de informações possíveis comparando a aprendizagem das crianças/jovens (pedagogia) e de adultos mais jovens ou menos jovens (andragogia).Traduzem destacar as seguintes diferenças constatadas nas minhas múltiplas experiências a lecionar diversas idades nos alunos e, na sala de aula, irão traduzir ,em conclusão definitiva, como é possível nestas idades aproveitar grande parte dos saberes veiculados nestes cursos. Desde início, o meu principal objetivo!

 

Caraterísticas da Aprendizagem

Pedagogia

Andragogia

Relação Professor/Aluno

Professor é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem

A aprendizagem adquire uma caraterística mais centrada no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem.

Razões da Aprendizagem

Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currículo padronizado)

Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).

Experiência do Aluno

O ensino é didático, padronizado e a experiência do aluno tem pouco valor

A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.

Orientação da Aprendizagem

Aprendizagem por assunto ou matéria

Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama de conhecimentos para se chegar a solução

 

 

  A (in)formação já cresceu um pouco mais mas, terminou por enquanto!

Espero ter conseguido alguma contribuição para aumentarem os vossos saberes e, essencialmente, para melhor entenderem o porquê desta forma de trabalhar. Pessoalmente, apenas posso concluir a obtenção de melhores resultados!As evidências são demasiado superiores para quaisquer argumentos em contrário! Portanto...em frente!